-->
 

4º Aniversário UPA

A UPA celebra hoje 4 anos de existência. Foram 4 anos de um contínuo trabalho de divulgação e estudo do Aikido, em especial o do saudoso N. Tamura Shihan, que nos abandonou fará infelizmente amanhã 3 anos.

Fruto dos tempos modernos, da muita variedade existente, ou até do que mais está “na moda”, o Aikido continua a não ter a projecção que é dada pelos palcos e luzes de qualquer outra arte com competição desportiva, sempre mais mediática. Não obstante as muitas escolas e associações de Aikido existentes em Portugal, praticamente todas consideram que o lugar do Aikido continua a ser longe das medalhas e dos troféus.
O Akido tem um lugar muito próprio, o da tradição dos valores morais do Bushido. A UPA, possivelmente a mais recente de todas, também não abdica dessa tradição; mas com o fulgor da tenra idade, inovou no entusiasmo, apostou na divulgação, realizou e realiza imensos estágios num calendário com regularidade suíça, e cercou-se de um conjunto de técnicos que privou -quiçá como ninguém- junto de N. Tamura Shihan.
Com a abertura de novos dojos e a presença em eventos, divulgações e demonstrações, continua a ser hora de o Aikido sair da teoria, da mistificação, da passividade da internet, dos impessoais vídeos do youtube, do anonimato. Para a rua. Só assim, muito aos poucos, porque o tempo de prática do Aikido mede-se em anos, mudar-se-à essa realidade. É por isso que ainda que com cerca de 170 associados inscritos esta época, nunca podemos estar de parabéns. Insatisfeitos, continuaremos a trabalhar para mostrar e divulgar o Aikido, tal como N. Tamura nos ensinou. É um caminho pessoal, de aperfeiçoamento mas de rigor constante, que cativa para a vida praticamente todos aqueles que o experimentam.

Com a certeza de quem pratica com o coração, não temos dúvidas de que é de Aikido que as pessoas gostam e precisam. O único problema é que ainda não o sabem. Mas para podermos vir a estar de parabéns é função de todos assegurar que pelo menos ninguém tenha essa desculpa.

Nuno Rocha
Presidente

Deixe a sua resposta